Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Conheça os seus alunos: Implicações para o ensino

Os alunos destes três níveis de ensino precisam de variedade. Embora seja importante que o conhecimento e a compreensão conceptual sejam baseados em experiências concretas, os alunos nestes anos do ensino básico vão-se aborrecer tanto com ensino baseado apenas na realização de experiências como com ensino baseado exclusivamente no livro de texto.

Alunos do 6º ano vão permanecer concentrados em projetos interessantes durante algum tempo. Alunos do 7º ano têm outros interesses, e muitas vezes querem testar as suas competências sociais, mesmo que incipientes. Alunos do 8º ano vão rapidamente e sem problemas converter uma aula de laboratório numa experiência social com pouco a ver com o que o professor pretendia.

A chave para trabalhar com cada um destes níveis de ensino é mantê-los envolvidos e interessados. Os adolescentes raramente param para refletir. Eles vivem a grande velocidade. Planeie sequências de aulas com uma mistura de estratégias, desde a observação de coisas reais, à escrita, à leitura, à partilha por via oral e ao planeamento e realização de investigações. Quanto mais variedade e mais rápido o ritmo, mais adequado é o ensino para estes alunos.

É preciso criatividade para manter a atenção destes alunos. Use humor, traga objetos estranhos, conte histórias e faça perguntas intrigantes. Peça-lhes para experimentarem fazer puzzles ou para pensarem em casa sobre a questão debatida nesse dia durante a aula, e depois relatarem como foi. Envolva-os no planeamento do ponto central de algumas aulas. Eles estão prontos para assumir mais responsabilidade pela sua própria educação.


anterior
A natureza dos alunos do 6º ao 8º ano
seguinte
Implicações para a compreensão da natureza da ciência


Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.

Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos