Conheça os seus alunos: Implicações para o ensino
Os alunos destes três níveis de ensino precisam de variedade. Embora seja importante que o conhecimento e a compreensão conceptual sejam baseados em experiências concretas, os alunos nestes anos do ensino básico vão-se aborrecer tanto com ensino baseado apenas na realização de experiências como com ensino baseado exclusivamente no livro de texto.
Alunos do 6º ano vão permanecer concentrados em projetos interessantes durante algum tempo. Alunos do 7º ano têm outros interesses, e muitas vezes querem testar as suas competências sociais, mesmo que incipientes. Alunos do 8º ano vão rapidamente e sem problemas converter uma aula de laboratório numa experiência social com pouco a ver com o que o professor pretendia.
A chave para trabalhar com cada um destes níveis de ensino é mantê-los envolvidos e interessados. Os adolescentes raramente param para refletir. Eles vivem a grande velocidade. Planeie sequências de aulas com uma mistura de estratégias, desde a observação de coisas reais, à escrita, à leitura, à partilha por via oral e ao planeamento e realização de investigações. Quanto mais variedade e mais rápido o ritmo, mais adequado é o ensino para estes alunos.
É preciso criatividade para manter a atenção destes alunos. Use humor, traga objetos estranhos, conte histórias e faça perguntas intrigantes. Peça-lhes para experimentarem fazer puzzles ou para pensarem em casa sobre a questão debatida nesse dia durante a aula, e depois relatarem como foi. Envolva-os no planeamento do ponto central de algumas aulas. Eles estão prontos para assumir mais responsabilidade pela sua própria educação.
|