Começando: Introduzindo o Fluxograma da Ciência

Depois de realizar uma das atividades iniciais sugeridas, pergunte aos alunos se eles estavam a fazer ciência. Como é que o que eles fizeram é semelhante ao que os cientistas fazem? Incentive uma breve discussão. Isto pode ser seguido por uma introdução direta ao Fluxograma da Ciência. Uma sugestão de como fazer isto é dada em detalhe em Apresentando o Fluxograma de Ciência a alunos do ensino secundário, em que os alunos comparam as suas atividades com o trabalho do cientista Walter Alvarez. O Fluxograma da Ciência é-lhes apresentado, e é-lhes dada a oportunidade de traçar a jornada científica de Alvarez e, em seguida, os seus próprios trajetos.

Exemplos de atividades iniciais
seguinte