Conheça os seus alunos: Implicações para o ensino

O progresso dos alunos no seu desenvolvimento cognitivo varia muito. Alguns alunos podem parecer cognitivamente sofisticados numa área, mas ingénuos noutra. Conceitos novos e difíceis devem ser ensinados, começando num nível concreto, e prosseguindo para um nível mais abstrato e quantitativo. No entanto, qualquer que seja o nível de raciocínio de um aluno deve-se esperar melhorias.

"Estudos mostraram claramente que os alunos podem usar um raciocínio sofisticado, com novos e difíceis conceitos, se o contexto de aprendizagem lhes for familiar. Portanto, sempre que possível, esses conceitos devem ser apresentados em contextos de "mundo real". Quando a utilização de aplicações reais não for possível, podem ser utilizadas analogias. No entanto, os professores têm que tomar cuidado para evitar a geração de confusão ao usar analogias. Deve ser chamada a atenção para as semelhanças e diferenças entre os dois contextos que estão a ser comparados.

A capacidade de gerar uma hipótese é fundamental para a literacia científica. Esta capacidade foi desenvolvida até certo ponto em anos anteriores, mas os alunos nestes níveis de ensino deveriam ser capazes de ir além dos seus esforços anteriores, gerando hipóteses testáveis e alternativas. No entanto, ao testar estas hipóteses, os estudantes têm muitas vezes dificuldade em diferenciar entre variáveis controladas, independentes e dependentes. Da mesma forma, muitos alunos e adultos têm dificuldade em interpretar afirmações sobre as correlações entre variáveis, e tendem a assumir uma relação de causa e efeito que pode não ser justificada. Além disso, os alunos muitas vezes têm dificuldade em compreender os usos de modelos em ciência. Os professores devem proporcionar aos alunos oportunidades para praticar esses conceitos e ideias desafiadoras em múltiplos contextos.

A natureza do aluno do 10º ao 12º ano
seguinte
Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.