Conheça os seus alunos: Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Alunos no 10º, 11º, e 12º ano devem começar a desenvolver uma compreensão sofisticada do que é a ciência, como a ciência funciona, e da ciência como um empreendimento humano e da comunidade. O processo da ciência, que envolve a observação, exploração, descoberta, comunicação e aplicação, deve ser apoiado e aprofundado através de investigações que sejam significativas para os alunos do ensino secundário. A capacidade de analisar as evidências e os dados devem ser desenvolvidas através de demonstração por professores e prática pelos alunos. Desta maneira, os alunos podem desenvolver a sua compreensão da relação entre evidência e explicação.

Alunos destes níveis de ensino podem ter ainda dificuldade em propor explicações baseadas na lógica e evidência, em vez de sobre as suas conceções anteriores do mundo natural. Deve ser pedido aos alunos para construirem explicações baseadas no conhecimento científico, e para avaliarem as suas próprias explicações, bem como as explicações feitas pelos cientistas.

Estratégias de questionamento apropriadas, juntamente com o exame e discussão de ideias em sala de aula, podem ser usadas para ajudar os alunos a desenvolver competências de análise de dados. Deve ser pedido aos alunos para explicarem a relação entre a evidência científica e ideias, bem como para explorarem explicações alternativas.

Os alunos destes níveis de ensino podem desenvolver as bases obtidas em anos anteriores, para melhorar a compreensão das semelhanças, diferenças e relações entre ciência e tecnologia. Experiências de aprendizagem devem incluir exemplos do papel que a ciência desempenhou em avanços na tecnologia, bem como o papel que avanços tecnológicos desempenharam no progresso científico, apoiando assim a ideia de que ciência e tecnologia são dependentes uma da outra e são influenciadas pelo progresso uma da outra.

Exemplos históricos podem facilitar o entendimento pelos alunos da ciência como um empreendimento humano e da comunidade. A partir destes exemplos, os alunos devem aprender que tanto indivíduos como equipas de cientistas fazem ciência, que a comunicação no seio da comunidade científica contribui para o progresso científico, que o progresso científico depende de revisão por pares, e que fazer parte da comunidade científica significa respeitar certos padrões de comportamento científico que facilitam o progresso.

Implicações para o ensino
seguinte