Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Começando: Introduzindo o Fluxograma da Ciência

Depois de realizar uma das atividades iniciais sugeridas, pergunte aos alunos se eles estavam a fazer ciência. Como é que o que eles fizeram é semelhante ao que os cientistas fazem? Incentive uma breve discussão. Isto pode ser seguido por uma introdução direta ao Fluxograma da Ciência. Uma sugestão de como fazer isto é dada em detalhe em Apresentando o Fluxograma de Ciência a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em que os alunos comparam as suas atividades com o trabalho do cientista Walter Alvarez. O Fluxograma da Ciência é-lhes apresentado, e é-lhes dada a oportunidade de traçar a jornada científica de Alvarez e, em seguida, os seus próprios trajetos.

 
 

anterior
Exemplos de atividades iniciais
seguinte
Identificando objetivos de aprendizagem


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos