Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Identificando objetivos de aprendizagem para os anos 6º ao 8º

No final do ano letivo, existem certos entendimentos conceptuais que queremos que os nossos alunos tenham. Atingir esses objetivos de aprendizagem estabelece as bases para uma compreensão mais sofisticada, à medida que os alunos procedem através das suas experiências de aprendizagem. Para além disso, o desenvolvimento do ensino em torno de objetivos de aprendizagem específicos pode aumentar a eficácia do ensino, ajudando os professores a concentrarem-se no que realmente querem que os alunos compreendam. O quadro conceptual do Saber Ciência é uma ferramenta eficaz para identificar uma sequência de entendimentos conceptuais, apropriados à idade (P-16,) para orientar o seu ensino. Veja o quadro conceptual completo para todos os níveis.

O quadro está dividido em seis vertentes:
O que é a ciência | Como funciona a ciência| Hipóteses e teorias | O lado social da ciência | O que a ciência fez por si recentemente | Um modo científico de ver a vida


O que é a ciência: conceitos para os níveis 6-8
  1. A ciência é tanto um corpo de conhecimento como o processo de construção desse conhecimento.
  2. A ciência tem como objetivo construir explicações sobre o mundo natural.
    1. A ciência lida com o mundo natural e com explicações naturais.

  3. A ciência apenas trabalha com ideias testáveis.
  4. Os cientistas esforçam-se por testar as suas ideias através de evidência do mundo natural; uma marca distintiva da ciência é expor ideias a testes.
  5. O conhecimento científico está aberto a questionamento e revisão quando novas ideias e evidências são descobertas.
    1. As ideias científicas não podem ser provadas de forma absoluta.
    2. Porque foi testado, o conhecimento científico é confiável.

  6. A ciência é um processo em curso, responder a uma questão científica frequentemente leva a questões adicionais para investigar.

Como funciona a ciência: conceitos para os níveis 6-8
  1. O verdadeiro processo da ciência é complexo, iterativo, e pode tomar muitos caminhos diferentes.
  2. O processo da ciência envolve a observação, exploração, testes, comunicação e aplicação.
  3. As observações científicas podem ser feitas diretamente com os nossos próprios sentidos, ou podem ser feitas de forma indireta através do uso de instrumentos.
  4. Os cientistas testam as suas ideias, prevendo o que esperariam observar se a sua ideia fosse verdade, e depois vendo se essa previsão está correta.
    1. Os cientistas podem testar ideias sobre eventos e processos muito antigos, muito distantes, e não diretamente observáveis.
    2. Os cientistas testam as suas ideias usando múltiplas linhas de evidência.

  5. Os cientistas muitas vezes tentam gerar várias explicações para o que observam.
  6. Os cientistas usam múltiplos métodos de investigação (experiências, observações, comparações e modelagem) para obter evidência.
  7. Os cientistas procuram padrões nas suas observações e dados.
    1. Os dados em bruto têm que ser analisados e interpretados antes de podermos dizer se é provável que uma ideia científica seja precisa ou imprecisa.

  8. Os cientistas tentam ser objetivos e fazem todos os possíveis para identificar e evitar a falta de imparcialidade.
  9. Cientistas diferentes podem interpretar os mesmos dados de maneiras diferentes.
  10. Os cientistas visam que os seus estudos sejam replicáveis.

Hipóteses e teorias: conceitos para os níveis 6-8
  1. Hipóteses são explicações possíveis para o que observamos no mundo natural
    1. As hipóteses são geralmente inspiradas e informadas por pesquisas anteriores e/ou observações. Não são palpites.

  2. Teorias científicas aceites são sólidas, elas devem sobreviver a testes rigorosos e ser apoiadas por múltiplas linhas de evidência para serem aceites.

O lado social da ciência: conceitos para os níveis 6-8
  1. A ciência depende da comunicação dentro da comunidade científica.
  2. Os cientistas trabalham de forma colaborativa.
  3. Os cientistas verificam o trabalho uns dos outros, muitas vezes através de revisão por pares.
  4. A comunidade científica é global e diversificada.
  5. Toda a gente pode participar na ciência.
  6. Os cientistas são criativos.

O que a ciência fez por si recentemente: conceitos para os níveis 6-8
  1. A ciência contribui para muitos tipos diferentes de novas tecnologias.
    1. Os avanços da ciência muitas vezes levam a inovações tecnológicas, que podem, por sua vez, contribuir para novas descobertas científicas.

  2. O conhecimento científico e a pesquisa levaram a muitos avanços na medicina.
  3. O conhecimento científico ajuda-nos a tomar decisões que afetam as nossas vidas todos os dias.
  4. O conhecimento científico contribui para políticas e regulamentações públicas que promovem a saúde, a segurança, e a gestão ambiental.

Um modo científico de ver a vida: conceitos para os níveis 6-8
  1. Os processos de resolução de problemas e de tomada de decisão são ajudados por uma abordagem científica.


anterior
Introduzindo o Fluxograma da Ciência
seguinte
Modificando as suas aulas atuais


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos