índiceíndice   Um modo científico de ver a vida: Um kit de ferramentas de ciência
  Indo à fonte: Onde é que posso obter mais informação?
O seu kit de ferramentas de ciência: Avaliando Mensagens Científicas
Às vezes, um artigo no jornal local simplesmente não é suficiente. Talvez você já tenha aberto o seu jornal da manhã com uma notícia sobre tratamentos herbários de sintomas de gripe. Com o nariz entupido e a garganta arranhada, a ideia parece atraente — mas você precisa de mais informações sobre os efeitos colaterais, interações medicamentosas, e a evidência de apoio. Ou talvez você já tenha ouvido falar sobre políticas que incentivam as pessoas a comprar carros movidos a etanol em vez de gasolina ou gasóleo, mas antes de aderir à ideia você quer saber a base científica para essa opção. Um artigo de divulgação científica ou um artigo no seu jornal local podem não lhe dar informações suficientes para fazer um julgamento, e podem mesmo discutir a evidência seletivamente, ignorando totalmente algumas linhas de evidência — mas com um pouco de pesquisa extra, você pode fazer melhor do que o seu jornal local. Onde é que você deve ir para aprender mais sobre a ciência subjacente a estas questões? Para tópicos de pesquisa atual, os livros disponíveis na sua biblioteca podem estar desatualizados, e muitos detalhes estão provavelmente escondidos em artigos de revistas científicas que podem ser difíceis de aceder e de interpretar. Nesta situação, a internet é um ótimo recurso, mas nem todos os sites são criados iguais e nem todos eles oferecem explicações imparciais sobre a ciência em jogo.

Aqui estão algumas considerações para encontrar fontes adicionais de informação científica on-line:

• encontrando fontes adicionais de informação científica on-line
    Encontre fontes com conhecimento e competência científicos. Tente encontrar sites produzidos por um instituto de investigação, um órgão governamental, uma instituição de ensino respeitada, ou uma grande associação científica (por exemplo, a American Psychological Association dos EUA). Esses tipos de organizações são partes importantes da comunidade científica e têm interesse em explicar com precisão questões científicas. Por exemplo, nos EUA os Centros de Controle de Doenças, a Associação Americana para o Avanço da Ciência, o Serviço Geológico, o Fish and Wildlife Service, ou a revista Nature são escolhas de confiança. Por outro lado, uma pequena organização (como uma Escola Básica do 1º Ciclo) ou alguém com um site pessoal provavelmente não têm acesso a informação científica atualizada, e podem não sentir a responsabilidade de fornecer informação correta e precisa.

• Evite motivos ocultos
    Consegue identificar o conflito de interesses?
    Evite motivos ocultos e segundas intenções. Tente evitar sites de grupos que poderiam ter algo a ganhar com a distorção da informação apresentada, como alguns grupos de lobby ou que representam interesses especiais. É particularmente importante (e fácil) evitar sites que estão a tentar vender alguma coisa. Por exemplo, é improvável que um site que vende produtos naturais dê informação imparcial sobre a eficácia da erva Echinacea. Em vez disso, você pode tentar o site do Instituto Nacional de Saúde, uma vez que essa organização não tem qualquer participação na questão para além de querer ajudar as pessoas a estarem informadas e saudáveis.

• Use fontes atualizadas. A ciência está em andamento e está continuamente atualizando e ampliando o nosso conhecimento do universo. Os cientistas publicam centenas de artigos por ano em áreas de investigação científica ativa. Por exemplo, somente em 2006, foram publicados mais de 15 mil artigos científicos sobre o tema do cancro da mama. Devido ao ritmo acelerado a que o nosso conhecimento científico avança, os sites podem facilmente tornar-se desatualizados se não forem ativamente mantidos. Assim, é pouco provável que um website atualizado pela última vez em 2002 forneça uma compreensão útil dos custos e benefícios do uso do etanol como combustível. Em vez disso, procure um site mais atual.

• Verifique as citações. Tal como descrito em Cultura científica, as publicações científicas geralmente dão crédito a pesquisas relacionadas, fornecendo uma lista de citações — e isso significa que as citações o podem ajudar a avaliar a validade científica de um site. É mais provável que um site que tem uma lista abrangente de citações de artigos de revistas científicas forneça um retrato fiel da ciência envolvida do que um com referências suspeitas, escassas ou inexistentes. Como bónus adicional, estudando essas referências, você pode verificar as informações do site ou ir ainda mais fundo na questão.

um exemplo de uma página retirada de www.cdc.gov

Como exemplo de como se podem obter mais informações sobre uma questão relacionada com a ciência, vamos retornar ao nosso exemplo de artigo sobre o aquecimento global, que descreve brevemente os estudos de núcleos de gelo realizados pelo cientista Lonnie Thompson. Onde se poderiam encontrar mais detalhes sobre núcleos de gelo e como é que eles podem ser usados em investigações sobre o aquecimento global? Primeiro, você pode ler uma entrevista dada pelo cientista à National Geographic. Este artigo de 2004 é escrito para o público em geral (e não inclui citações), mas é de uma fonte confiável e oferece a perspetiva direta de um cientista envolvido com o trabalho. E se isso não for suficiente, você pode recorrer ao tutorial sobre paleoclimatologia da NASA, que satisfaz todos os nossos critérios: é de uma fonte confiável sem segundas intenções (NASA), foi publicado há relativamente pouco tempo (2005), e inclui citações da literatura científica.

Ao procurar informações científicas, tente encontrar recursos provenientes de autoridades científicas, sem segundas intenções, que sejam regularmente atualizados, e que forneçam citações sobre a origem da informação apresentada.