contentsíndice   O que é a ciência?
  Pára além de física, química e biologia
um guia da ciência Já vimos que a investigação científica geralmente reúne um conjunto de características: foca-se em melhorar o nosso conhecimento acerca do mundo natural, trabalha com ideias testáveis que podem ser verificadas pela evidência, apoia-se na comunidade científica, inspira investigação continuada, e é feita por pessoas que se comportam cientificamente. Embora nem todas as investigações científicas se encaixem perfeitamente no guia da ciência, a ciência, enquanto empreendimento, esforça-se por incorporar estas características. Por exemplo, a descoberta do núcleo atómico por Ernest Rutherford satisfaz precisamente todas essas características. Mas como é que uma investigação "científica" menos típica — uma que não aparece nos livros de texto da escola — se encaixa no guia da ciência? Para descobrir isso ir-nos-emos debruçar sobre um exemplo da área da psicologia …

Para além do modelo: Psicologia animal
A maioria de nós já se deve ter questionado como é que os outros animais pensam e experienciam o mundo (isto é, o meu cão está realmente feliz por me ver ou apenas quer um biscoito?) — mas pode a ciência satisfazer essa curiosidade? Afinal, como é que podemos testar uma ideia sobre como os outros animais pensam? Nos anos 1940, o psicólogo Edward Tolman investigou uma questão parecida usando os métodos da ciência. Ele pretendia saber como é que os ratos se orientam no seu meio com sucesso — por exemplo, um labirinto que contém um pedaço de queijo escondido. Tolman suspeitou que os ratos constroem mapas mentais do labirinto à medida que o exploram (formando uma imagem mental do contorno do labirinto). No entanto, muitos dos seus colegas pensaram que os ratos iriam aprender a orientar-se no labirinto através de estímulo-resposta, associando determinados estímulos a determinados resultados (isto é, atravessar este túnel significa que eu consigo um pedaço de queijo) sem formar uma imagem do labirinto.

uma ratazana com uma imagem mental

Como a investigação de Tolman se encaixa na nossa lista:

Mundo natural?
Os cérebros dos ratos e o seu funcionamento fazem parte do mundo natural, tal como o seu comportamento.

O que pretende explicar?
Tolman pretendia explicar como é que os ratos se orientam no seu meio.

Ideias testáveis?
A duas ideias sobre a orientação dos ratos (mapas mentais vs estímulo-resposta) são testáveis, mas descobrir como as testar requer um pensamento lógico e perspicaz acerca do modelo experimental. Para testar estas ideias, Tolman e os seus colegas treinaram ratos num labirinto que continha muitos túneis diferentes por onde podiam entrar primeiro. Um dos túneis dava muitas voltas mas levava sempre à recompensa, e depressa os ratos aprenderam a seguir esse túnel. De seguida os investigadores bloquearam a entrada do túnel que levava à recompensa. O que é que os ratos fariam? Tolman argumentou que se os ratos se orientavam através de um mapa mental, escolheriam outro túnel que, de acordo com o seu mapa mental do labirinto, os levaria na direção da comida. Mas se os ratos se orientavam via estímulo-resposta, Tolman argumentou que os ratos escolheriam o túnel mais próximo do túnel que levava a uma recompensa, independentemente de onde este levava, uma vez que era o túnel mais próximo do estímulo com a recompensa.

Primeiro as ratazanass aprendem a seguir o túnel que levava à recompensa.

Baseia-se na evidência?
Tolman e os seus colegas testaram a ideia do mapa mental através de várias experiências, incluindo a do túnel acima descrita. Nessa experiência, eles descobriram que a maioria dos ratos escolheu um túnel que os levava na direção da comida, em vez do túnel mais próximo do original. A evidência apoiou a ideia de que os ratos se orientam usando uma espécie de mapa mental.

Quando o túnel para a recompensa é bloqueado, os ratos seguem o seu mapa mental e escolhem o túnel que segue na direção onde eles sabem que a recompensa está.

Comunidade científica?
Tolman publicou muitos artigos sobre este tema em revistas científicas de modo a explicar as suas experiências e as evidências relevantes aos outros psicólogos.

investigação continuada?
Esta investigação é uma pequena parte de outra investigação muito maior em curso da psicologia sobre como os animais aprendem e tomam decisões baseados nas suas representações do mundo natural.

Comportamento científico?
Edward Tolman e os seus colegas agiram com integridade científica e comportaram-se de modo a impulsionar a ciência. Eles apresentaram os seus resultados rigorosamente, o que permitiu aos outros testar as suas ideias.

Então, isto é ciência? Embora esta investigação da psicologia possa não corresponder à ideia estereotipada que fazemos da ciência (tal como cindir átomos), enquadra-se perfeitamente no âmbito da ciência. Para descobrir mais sobre exemplos menos típicos da ciência e ver como eles se encaixam no guia da ciência, veja também:

Muitas investigações, mesmo fora da biologia, química e física, possuem as características da ciência. Dentro do mundo natural a ciência pode estudar uma vasta gama de tópicos.