Conheça os seus alunos: Implicações para o ensino

Alunos dos 3º e 4º anos precisam de muitas oportunidades para participar em atividades de grupo. Eles gostam de trabalhar cooperativamente e são mais produtivos a trabalhar desta forma. Além disso, trabalhar em projetos de turma constrói um senso de unidade e coesão durante estes anos.

Atividades para alunos do 3º ano devem basear-se no seu grande interesse no mundo natural. Atividades que integram a capacidade de categorizar são importantes. Atividades em que os alunos têm a oportunidade de desmontar coisas, descobrir como elas funcionam, e montá-las novamente podem ser uma parte efetiva e integral da sala de aula do 3º ano.

Alunos do 4º ano precisam de paciência e compreensão por parte dos professores. Durante o trabalho em grupo, alunos do 4º ano podem argumentar sobre regras e factos. Eles podem precisar de oportunidades e de orientação na busca de explicação dos factos, como as coisas funcionam, e porque as coisas acontecem como acontecem. No entanto, como esses alunos está a desenvolver a capacidade de lidar com mais de uma variável, eles são capazes de pensar em termos de questões do tipo "se, então". Atividades que permitem a exploração científica aos alunos do 4º ano fornecem a base para uma compreensão mais sólida do processo científico.

Natureza do aluno do 3º ao 4º ano
seguinte
Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.