Conheça os seus alunos: Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Os estudantes destes níveis estão a desenvolver uma base de conhecimento que pode ser utilizada, em conjunto com as suas crescentes habilidades de observação, para gerar expetativas sobre o mundo natural. Oportunidades de aprendizagem para alunos dos 3º e 4º anos devem focar as competências de fazer perguntas científicas, construir explicações razoáveis com base em evidências, e comunicar sobre ideias e investigações próprias e de outros alunos. Além disso, a introdução de uma perspetiva histórica pode aumentar a consciência da diversidade da comunidade científica por parte dos alunos.

Os professores podem aproveitar a curiosidade sobre o mundo natural dos alunos do 3º ano, fazendo com que façam perguntas que possam ser respondidas usando a sua base de conhecimento científico e as suas próprias observações. Os alunos podem trabalhar em grupos cooperativos para conduzir investigações que começam com uma pergunta e progridem em direção à busca de informações e à comunicação de uma resposta para a questão. A ênfase deve continuar a ser colocada em fazer observações detalhadas e na geração de descrições e explicações com base nessas observações. Exemplos históricos interessantes da diversidade das mulheres e homens que trabalham na comunidade científica podem ser introduzidos através de histórias e vídeos. Estes exemplos também podem fornecer informações sobre o que é a ciência e como ela funciona.

Oportunidades para desenvolver e realizar experiências simples em que apenas uma variável de cada vez é alterada devem ser fornecidas aos alunos do 4º ano — embora os estudantes possam precisar de alguma orientação no processo. Alunos do 4º ano também devem envolver-se em atividades que os ajudem a pensar sobre as observações, a comunicar uns com os outros, e a criticar o seu próprio trabalho e dos outros alunos. Através de atividades práticas e discussões, os alunos do 4º ano podem aprender a diferenciar entre as observações e as interpretações dessas observações (inferência). À medida que investigam questões, os alunos deste nível precisam de orientação na procura de fontes confiáveis de informação e em como integrar essa informação com as suas próprias observações. Eles devem ler histórias e ver vídeos de exemplos históricos de homens e mulheres que fizeram contribuições para a ciência e, com base nestes, participar em discussões sobre o que é a ciência, como funciona e quem faz ciência.

Implicações para o ensino
seguinte