Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Identificando objetivos de aprendizagem para os níveis 3-5

No final do ano letivo, existem certos entendimentos conceptuais que queremos que os nossos alunos tenham. Atingir esses objetivos de aprendizagem estabelece as bases para uma compreensão mais sofisticada, à medida que os alunos procedem através das suas experiências de aprendizagem. Para além disso, o desenvolvimento do ensino em torno de objetivos de aprendizagem específicos pode aumentar a eficácia do ensino, ajudando os professores a concentrarem-se no que realmente querem que os alunos compreendam. O quadro conceptual do Saber Ciência é uma ferramenta eficaz para identificar uma sequência de entendimentos conceptuais, apropriados à idade (P-16), para orientar o seu ensino. Veja o quadro conceptual completo para todos os níveis.

O quadro está dividido em cinco vertentes:
O que é a ciência | Como funciona a ciência | O lado social da ciência | O que a ciência fez por si recentemente | Um modo científico de ver a vida


O que é a ciência: conceitos para os níveis 3-5
  1. A ciência é tanto um corpo de conhecimento como o processo de construção desse conhecimento.
  2. Os cientistas colocam questões e abordam-nas.
  3. Os cientistas baseiam as suas ideias em evidência obtida a partir do mundo natural
  4. Ideias científicas podem mudar de acordo com o que observamos e experienciamos.
  5. Responder a uma pergunta muitas vezes leva a outras perguntas.

Como funciona a ciência: conceitos para os níveis 3-5
  1. Os cientistas observam, exploram, descobrem, e comunicam uns com os outros.
  2. As observações científicas podem ser feitas diretamente com os nossos próprios sentidos, ou podem ser feitas de forma indireta através do uso de instrumentos.
  3. Os cientistas procuram padrões no que observam.
  4. Os cientistas nem sempre concordam uns com os outros.

O lado social da ciência: conceitos para os níveis 3-5
  1. Os cientistas explicam as suas ideias e evidências uns aos outros.
  2. Os cientistas trabalham em conjunto.
  3. A comunidade científica é diversificada.
  4. Toda a gente pode fazer ciência.
  5. Os cientistas são criativos.

O que a ciência fez por si recentemente: conceitos para os níveis 3-5
  1. As pessoas beneficiam de conhecimento adquirido através da ciência.

Um modo científico de ver a vida: conceitos para os níveis 3-5
  1. Os processos de resolução de problemas e de tomada de decisão são ajudados por uma abordagem científica.


anterior
Introduzindo o Fluxograma da Ciência
seguinte
Modificando as suas aulas atuais


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos