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Começando: Introduzindo o Fluxograma da Ciência

Para introduzir o fluxograma, comece com uma das atividades iniciais e, de seguida, peça aos alunos para discutir como o que eles fizeram é semelhante ao que os cientistas fazem. Liste as suas ideias no quadro e ordene-as de modo a que reflitam o processo dos alunos. Por exemplo, em Caixas mistério, eles podem ter (1) feito observações, (2) partilhado as suas observações, (3) chegado a uma explicação (hipótese) sobre o que estava na caixa, (4) anotado a sua ideia, (5 ) partilhado as suas hipóteses, (6) feito mais observações para decidir qual hipótese era a melhor explicação, e (7) apresentado as suas descobertas ao resto da turma.

Então, introduza o Fluxograma da Ciência para alunos do 3º ao 5º ano como sendo um diagrama de como os cientistas trabalham. Os alunos podem, de seguida, destacar o que eles fizeram numa cópia do fluxograma e traçar o caminho da sua própria investigação. É importante reconhecer que nem todos os alunos fizeram cada uma dessas etapas na mesma ordem. Tente incentivar os alunos a serem explícitos sobre o que eles fizeram. Enfatize que os cientistas muitas vezes abordam os problemas de maneiras diferentes; da mesma forma, alunos diferentes podem ter diferentes caminhos.

O Fluxograma da Ciência pode servir de referência para os seus alunos durante o ano letivo. Eles devem notar que os seus caminhos são diferentes, dependendo de muitos fatores, incluindo os tipos de investigações em que estão envolvidos.

Nota: Nem todos os alunos serão capazes de compreender os detalhes retratados no Fluxograma da Ciência para alunos do 3º ao 5º ano. Alternativamente, os alunos do 3º ano podem usar as secções principais do Fluxograma da Ciência simplificado diretamente: exploração e descoberta, testar ideias, análise e feedback da comunidade, e benefícios e resultados. Pode-lhes pedir para indicarem as atividades por eles desenvolvidas que refletem o que os cientistas fazem e, de seguida, para sugerirem onde é que essas atividades deveriam ser colocadas no Fluxograma da Ciência.


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Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


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