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Começando: Exemplos de atividades iniciais

As seguintes atividades introdutórias podem dar o tom para o ano escolar, apresentando uma perspetiva precisa e envolvente sobre o que a ciência realmente é. Essas atividades envolvem alunos em aspetos da ciência de uma forma simples e exploratória. Para ligar ainda mais as suas atividades ao processo da ciência, cada uma das atividades em baixo pode ser seguida por uma discussão motivada pelas perguntas: "O que achas que os cientistas fazem quando estudam as coisas? Como é que o que acabaste de fazer é semelhante ao que os cientistas fazem? Como é que o que acabaste de fazer é diferente do que os cientistas fazem?"

  • Caixas mistério são sempre intrigantes e podem ser usadas numa variedade de níveis de escolaridade. Trabalhando em grupos, os alunos apresentam explicações (hipóteses) para o que estão a observar e pede-se-lhes para testarem as suas hipóteses. Os procedimentos aqui apresentados foram modificados para estudantes do ensino básico do 3º ao 5º ano a partir de Mystery Boxes: Uncertainty and Collaboration por Jean Beard.

  • Detetives de sapatos de ténis — Os alunos fazem observações, examinam dados, e formulam hipóteses sobre um conjunto de pegadas e o que elas nos podem dizer. Esta atividade oferece uma boa oportunidade para clarificar a diferença entre as observações que fazemos e as nossas interpretações dessas observações.

  • Xenosmilus — Os alunos desempenham os papéis de paleontólogos numa escavação. Eles "desenterram" alguns fósseis de cada vez, e tentam reconstruir o animal que os fósseis representam. Trabalhando em grupos, os alunos apresentam explicações (hipóteses) para o que estão a observar e refinam as suas explicações à medida que mais evidência é recolhida.


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Recursos P-16


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